sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bendita Palestra de Obesidade!

Ontem a noite meu marido e eu fomos a Palestra sobre Obesidade Mórbida. Toda a equipe do meu médico foi apresentada. O dr. Geraldo apresentou os slides, e explicou detalhadamente cada passo da cirurgia. Explicou o que pelo menos a maioria já sabe: engorda-se porque come-se muito e não se faz atividade física. Falou sobre os tipos de cirurgia, as vantagens e desvantagens de cada uma delas. A cirurgia feita pela equipe do meu médico é "fobi-capela". Gostei muito das explicações e considerações dos médicos. Ao final dos slides, 5 pessoas operadas pela equipe deram seu depoimento e falaram dos prós e contras. A equipe "abriu" para perguntas e foi bem bacana. O detalhe foi notar que cada um de nós, tem um medo diferente. O meu medo - porque quando decidi operar, e depois de todas as explicações - era o da própria ciurgia!! Hoje já não o tenho mais e me sinto tranquila e confiante. Notei em algumas das pessoas, certos medos: um deles o medo de fazer a cirurgia de "céu aberto", e sua teimosia em dizer aos médicos, que eles tem que fazer um papel e obrigar o convênio a fazer por video. É o convênio que decide isso. Infelizmente alguns convênios insistem na cirurgia de acesso mais invasivo... enfim, vai de cada convênio.
Uma outra mulher, que vai operar e seu pânico em ver a pele do corpo "cair". Pomba!! Isso é inevitável!! O dr. Geraldo disse em primeiro lugar: Cirurgia bariátrica é para saúde e não estética, não é tratamento... Eu vi o pânico nos olhos dela. E por fim, acredito que foi o pior... Uma mulher disse que já está "treinando" seu estômago: toma só líquido num dia, e come no outro. Meu Deus, ela encontrou a fórmula mágica!! Depois do meu choque, senti pena... poxa, ela morre de medo de passar fome após a cirurgia. Por isso volto ao ponto sobre a terapia pós cirurgia. É importantíssimo, apesar de muitos não pensarem nisso, ou mesmo não ter condição. 
Essa palestra me fez muito bem! Minha consciência, meus pensamentos ficaram mais claros, mais definidos sobre o que é importante hoje: que é fazer a cirurgia, seguir rigoramente o que minha equipe determinar, fazer a terapia, ter saúde e ser mais feliz. Ninguém disse que será fácil, mas sinto minha "cabeça" tão boa pra tudo, e sei que vou passar por todos os perrengues da melhor maneira que puder!
Fiz todos os exames, e falta apenas a liberação da minha endócrino. Que aliás fez um doce danado... não queria apenas fazer uma carta com as ocilações do meu peso. Ela quer ver meus exames de sangue, e daí sim fazer uma carta "autorizando" a minha cirurgia... Ahh fala sério! Não preciso da permissão dela. Eu tenho o peso pra operação, além de todas as outras indicações... Enfim, na próxima quarta levo o exame, pego a carta, e retorno com meu médico. E que venha a segunda etapa!!!

Um comentário:

  1. Olá querida... sabe qual era o meu maior medo, era ter sede e não conseguir saciar com os goles de dama que temos que ter após a cirurgia... tipo eu sempre gostei de virar um copão de água, suco, refrigerante e matar a sede, e ficar tomando de gole em gole, me deixava louca de preocupação.. e veja só... passou, superei...enfim são medos e dúvidas que fazem parte, mas o melhor mesmo é saber de tudo e perdir a DEUS que nos proteja, e com certeza isto ele faz. Fique com DEUS qqer dúvida é só contatar. Desejo que vc fique bem calma no dia da sua cirurgia pq eu quase pirei de tanto chorar, mas não me arrependo hj nem um pouco.Força na peruca e vamos que vamos como diz a amiga Fabiola. Boa semana.

    ResponderExcluir